Justa Homenagem ao Mestre Montezano

Justa Homenagem ao Mestre Montezano

Uma justa homenagem receberá o extreinador Waldemar Montezano, 83 anos, no sábado (25), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), durante o Troféu Brasil de Atletismo, pelos trabalhos prestados ao esporte, há mais de 60 anos.

Justa homenagem ao Mestre Montezano

Biografia:

Waldemar Montezano, nasceu na Fazenda Água Limpa, município de Vieiras/MG, no dia 13 de outubro de 1938. Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e ingressou na Brigada Pára-quedista.

Lá conheceu o Atletismo. Competiu pela primeira vez no Exército aos 17 anos, no Campo dos Afonsos, vencendo a prova, e então foi convidado à equipe do Botafogo, onde teve destaque correndo provas de 100 m 200 m e 400 m rasos.

No ano seguinte foi convocado para Seleção Brasileira nos jogos Íbero-Americanos na Espanha em Madrid.
Já pelo Flamengo, competiu em vários campeonatos no Brasil e no exterior se tornando sócio laureado, pela conquista de cinco Campeonatos Brasileiros na prova de 400 m rasos.

Justa homenagem ao Mestre Montezano

Após se transferir para o Vasco da Gama foi Campeão Sul-Americano de 400 metros rasos. Ainda pelo Vasco, passa a ser treinador, obtendo destaque com atletas de alto rendimento e com nível internacional como os campeões Sul- Americanos: Rui da Silva, Delmo da Silva, Cosme do Nascimento, Jorge Arcanjo, Evaldo rosa, Carlos Alberto Alves, entre outros…

Foi treinador das Forças Armadas em vários campeonatos mundiais de Cross Country, com grande destaque. Por muitos anos, foi campeão das Olimpíadas do Exército, descobrindo atletas de renome internacional como o recordista mundial do salto triplo João Carlos de Oliveira, o “ João do Pulo”.

Justa homenagem ao Mestre Montezano

Participou de vários cursos nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira de atletismo e pelo MEC. A convite do MEC, cursou na Universidade de Mainz, na Alemanha Ocidental por dois anos. Em seguida, ministrou cursos e palestras Brasil afora.

Trabalhou também em São José dos Campos montando uma equipe vencedora, conquistando os Jogos a Abertos.
Encerra sua carreira esportiva no Cefan (Marinha do Brasil) com glórias, muitos amigos e filhos do esporte que carrega para a vida.
“Tenho a honra de ter servido ao esporte e ajudado a tantas pessoas a terem uma vida melhor, agradeço a Deus por tudo!”

A Justa Homenagem é mais que merecida!

One thought on “Justa Homenagem ao Mestre Montezano

  1. Reply
    Tania Gusman
    24 de junho de 2022 at 8:13 PM

    PARABÉNS para Waldemar Montada no pelo merecido reconhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *