Em Muriaé e região os golpes aplicados por estelionatários estão cada dia mais comuns, e as “modalidades” são diversas.
Apesar das autoridades estarem sempre alertando as pessoas para que fiquem mais atentas para ligações de números desconhecidos e principalmente aquelas de supostos parentes ou conhecidos, pedindo dinheiro para saldar dívidas, consertos de carros e tudo mais.
Só na semana passada seis pessoas em Muriaé foram vítimas de golpes, com pedidos de dinheiro via PIX, cobranças com documentos falsos e até desvios de recursos em contas correntes.
É necessário que as pessoas fiquem atentas a esses chamados e pedidos de recursos, que confirmem antes de fazerem as transferências, se realmente é um parente ou conhecido que está pedidndo o dinheiro, para evitar cair no estelionato, pois dificilmente é possivel localizar as contas para onde são depositados os recursos e as pessoas que aplicam o golpe.
Apesar desses fatos estarem acontecendo constantemente aqui e na região, fora do País tem pessoas caindo em golpes que parecem ser fora da realidade, porém estão acontecendo, como este que uma idosa japonesa caiu:
No Japão
Uma japonesa de 65 anos resolveu procurar a polícia após um suposto astronauta russo entrar em contato com ela pedindo dinheiro. Antes de suspeitar da fraude, a senhora chegou a pagar 4,4 milhões de ienes (cerca de R$ 160 mil) ao golpista, que dizia estar apaixonado por ela e precisar de auxílio financeiro para voltar à Terra.
De acordo com o jornal “Yomiuri Shimbun”, a senhora conheceu o “astronauta” em junho pelo Instagram. No perfil do golpista, é possível encontrar várias fotos do espaço e na troca de mensagens, o suposto “astronauta” afirmou trabalhar na Estação Espacial Internacional, onde os astronautas têm acesso limitado ao serviço de celular.
No LINE, um aplicativo de mensagens japonês, o golpista disse repetidamente que amava a vítima e chegou até a propor casamento. “Quero começar minha vida no Japão”, afirmou, em uma das mensagens, segundo a emissora de TV Asahi. “Dizer isso mil vezes não será suficiente, mas continuarei dizendo. Eu te amo.”
Para que os dois pudessem se casar, entretanto, o tal “astronauta” precisaria voltar para Terra — e foi aí que os pedidos de dinheiro começaram. Acreditando que era necessário custear a viagem de volta do suposto noivo, a mulher pagou os cerca de 4,4 milhões de ienes em cinco parcelas, de 19 de agosto a 5 de setembro.