Panificadora é interditada pela Vigilância Sanitária

Panificadora é interditada pela Vigilância Sanitária

Uma panificadora foi interditada pela equipe da Vigilância de Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de segunda-feira (20). No local foram identificados problemas estruturais e higiênico-sanitários que podem representar riscos à saúde pública.

A ação, realizada por três agentes de fiscalização da VISA e um estagiário de Engenharia de Alimentos, foi motivada por denúncia recebida através da Ouvidoria do SUS (136). A denúncia era sobre o funcionamento irregular da indústria, a qual foi verificada como procedente durante a vistoria realizada.

Panificadora é interditada pela Vigilância Sanitária

Para voltar a funcionar, os responsáveis pela panificadora deverão providenciar limpeza minuciosa e imediata das instalações, reforma e limpeza de máquinas, equipamentos e utensílios, isolamento de áreas de produção, instalação de barreiras físicas eficientes contra insetos, roedores e pássaros, instalação de kit de higienização de mãos para os manipuladores, retirada de quaisquer objetos estranhos ou em desuso do local de produção e realizar desinsetização e desratização do local, além de contratação de um responsável técnico (RT) ou assessor técnico habilitado.

Panificadora é interditada pela Vigilância Sanitária

A Coordenação da VISA, explica que não há prazo específico para as adequações serem feitas. Depois de finalizados os trabalhos e providenciadas as medidas apontadas na notificação, a empresa deve solicitar nova vistoria, que deverá ser realizada para a liberação do local, retorno da produção e comercialização de alimentos.

Além das adequações necessárias para a retomada das atividades, o estabelecimento também deverá regularizar o seu alvará de licença e localização junto a Secretaria Municipal de Fazenda, bem como regularização do alvará sanitário para a atividade de indústria de panificação.

Panificadora é interditada pela Vigilância Sanitária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *