O período chuvoso que começaria em setembro, “atrasou”, e chegou com mais força no final de 2023 e início de 2024. A população é sempre alertada pela Defesa Civil de Muriaé sobre as medidas e cuidados a serem tomados.
O coordenador da Defesa Civil Leandro Cunha falou que apesar das chuvas constantes, até o momento, o trabalho tem sido de observação em pontos considerados críticos nessa época: “As chuvas tomou maior relevância esse início de mês e com toda razão, a zona de convergência finalmente se organizou e com isso passamos a ter um período com chuvas mais constantes. Os volumes ainda se apresentam variados, com maiores índices no centro norte de Minas e Espírito Santo, nossa região está na borda desse sistema então os volumes tendem a ficar menores com menos risco de danos potenciais mais graves. Evidentemente que se tratando de um sistema bem irregular, uma alteração na corrente de ventos ou pressão atmosférica pode trazer mudanças repentinas, por isso a Defesa Civil não abre mão do monitoramento constante”, disse Leandro.
O nível do Rio Muriaé teve um acumulado de 80 mm nas últimas 72 horas, aliado a uma vazão rápida dos rios e com um baixo volume previsto para os próximos dias nos traz uma tranquilidade momentânea.
A Defesa Civil segue em estado de observação e indica que a população ribeirinha e moradores próximos a encostas façam o mesmo, havendo qualquer mudança no cenário estamos a disposição através dos telefones 199 e do celular de plantão (32) 98826-9846.