Gaeco: Operação Metástase em Muriaé

Gaeco: Operação Metástase em Muriaé

O Gaeco realizou na manhã dessa quarta-feira (30), a Operação Metástase em Muriaé e Laranjal. Cerca de 50 mandados judiciais são cumpridos nas prefeituras, em autarquias municipais e em residências de empresários suspeitos de participação em um grande esquema de lavagem de dinheiro na região da Zona da Mata.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – Regional da Zona da Mata, em conjunto com as Promotorias do Patrimônio Público e da Ordem Econômica da Comarca de Muriaé, com a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, participam da ação.

A operação se destina a apurar o envolvimento direto de um grande traficante de drogas da região, também ligado à prática de homicídios, e terceiras pessoas capitaneadas por ele (inclusive agentes políticos), com empresas participantes de licitações e contratações nos Municípios de Muriaé, Laranjal e outras cidades da região, num contexto de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e de crimes perpetrados contra o patrimônio público, inclusive com a utilização de empresas na prática de ilícitos financeiros, como a ocultação/dissimulação de patrimônio na utilização de interpostas pessoas (“laranjas”).

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de bloqueios de imóveis e 17 mandados de sequestro de veículos, dentre caminhões e carros de luxo.

Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Muriaé e Laranjal.

A operação desta quarta-feira ainda está em andamento e conta com a participação de Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, policiais civis do Gaeco, policiais do Departamento Estadual de Operações Especiais (DEOESP) da Polícia Civil de Minas Gerais, e da Delegacia de Homicídios da Capital, além do GCOC PM da 4ª Região da Polícia Militar. Numa parcial de persecução patrimonial e de recuperação de ativos, foram indisponibilidades e/ou apreendidos os seguintes bens: –

NOVE IMÓVEIS – FIAT/TORO VOLCANO – caminhão M.Bens/ATEGO – VW/7.90S – GM/MONZA SL/E – R/FEDERAL – VW/GOL – HONDA/CG 125 FAN – HONDA CG 125 FAN – FORD/CARGO 2428E – FIAT/UNO MILLE ECONOMY – HONDA CG 160 – FIAT/UNI MILLE – GM/CELTA – VW/GOL – HONDA CG – GM/CELTA – FIAT/SIENA 2

Segundo o Promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, um dos integrantes do Gaeco da Zona da Mata, as investigações apontam que contratos administrativos celebrados entre municípios e autarquias da região com empresas ligadas ao principal investigado seguramente ultrapassam o montante de R$ 5.000.000, 00 (cinco milhões de reais).

One thought on “Gaeco: Operação Metástase em Muriaé

  1. Reply
    Alvaro Abrantes Cerqueira
    30 de novembro de 2022 at 10:52 PM

    Seria importante que os muriaenses conhececem os malfeitores. Vemos semanalmente na TV reportagens sobre operações policiais e os nomes, documentos e fotos dos criminosos são mostrados. Por qual razão aqui tudo fica em segredo? A imprensa local deveria implantar o jornalismo investigativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *