Desfile da Independência na Praça João Pinheiro

Desfile da Independência na Praça João Pinheiro

Na manhã deste sábado (07) foi realizado na Praça João Pinheiro, o Tradicional Desfile da Independência do Brasil.

A abertura oficial começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e de Muriaé. Em seguida, os militares do Corpo de Bombeiros foram os primeiros a desfilar a bordo das viaturas pela Praça João Pinheiro.

Desfile da Independência na Praça João Pinheiro

Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon, Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla, Escola Municipal de Dança Jorge Rodrigues Barroca, Escola Municipal de Teatro Gregório de Mattos Guerra, Fanfarras Musicais, Secretarias Municipais, Instituições de Muriaé, Ordem Demolays (Loja Maçônica Infantil) também participaram do evento que foi fechado pelo Tiro de Guerra.

Desfile da Independência na Praça João Pinheiro

07 de Setembro:

“O 07 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência.

Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Desfile da Independência na Praça João Pinheiro

Quais foram as causas da independência?

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.”

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *