O período eleitoral 2024 começou oficialmente nesta sexta-feira (16), com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antes os atuais candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, só podiam se declararem como pré-candidatos, mas desde a zero hora desta sexta-feira (16), até o dia 06 de outubro, data das eleições, já são declarados como candidatos.
Em Muriaé, as campanhas começaram há muito tempo, mas todos se declaravam como pré-candidatos para não haver problemas com Justiça Eleitoral.
Este ano, três candidatos disputam o cargo do Executivo Municipal (prefeitos), juntamente com seus vices.
Dr. Marcos Guarino (PSB) e Manoel Carvalho (MDB)
Leonardo Rocha (Novo) e Vanessa Arêdes (Novo)
Valdiney Lacerda (Podemos) e Ciso (PL)
Para a Câmara Municipal de Muriaé, são 255 candidatos, que irão disputar uma das 17 vagas de vereador (a), como os dados do DivulgaCand.
Para conhecer os candidatos a vereador (a), é só clicar nesse link: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)
Esse ano outra novidade para as Eleições é o aplicativo Vote Legal, uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), que pode ser baixado na loja de aplicativos do seu celular (Play Store), onde os eleitores irão poder fazer suas denúncias de práticas ilegais de campanhas, como compra de votos, sujeira nas ruas com materiais de campanhas, etc.