Uma mulher foi detida e multada em Cataguases pela Polícia Militar de Meio Ambiente por manter quatro Jabutis-Piranga e uma Tartaruga Tigre D`água em cativeiro. A ação policial aconteceu no começo da tarde de sexta-feira (26), em função de uma denúncia anônima.
Conforme o registro policial durante realização de uma operação destinada a fiscalizar a pesca em Cataguases, a equipe recebeu a denúncia anônima e, no endereço indicado, encontrou os animais silvestres nos fundos de um quintal de uma propriedade.
No imóvel, uma mulher de 48 anos foi abordada e confirmou aos policiais que os animais lhe pertenciam e que não tem nenhum documento ambiental a autorizando manter os jabutis e a tartaruga em cativeiro. Em seguida ela recebeu voz de prisão em flagrante, mas segue em liberdade. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e ela será intimada a comparecer ao juízo para prestar depoimento. Além disso ela foi multada em R$ 69.612,84.
A Polícia de Meio Ambiente ainda informou que os animais foram apreendidos, porém, serão mantidos sob a guarda dela devido ao surto de gripe aviária até manifestação do órgão ambiental. Ela foi enquadrada por infringir o Artigo 29, § 1º, inciso III e § 4°, inciso I, da lei federal 9.605/98.