A Defesa Civil fez um balanço das chuvas nas últimas 72 horas, quando os pluviômetros registraram, em média, 132mm de acumulado. “Podemos dizer que 95% desse volume foi registrado entre as 15h da última sexta-feira e o final da manhã do sábado. Sendo assim, grande volume de chuva, em curto espaço de tempo”.
Devido ao grande acumulado, tivemos ocorrências de deslizamentos de encostas (ex: Bairro Santo Antônio e Vale Verde) e queda de muro em terrenos particulares (bairros João XXIII, Joanópolis e São Francisco), totalizando cinco ocorrências.
Em relação ao nível dos Rios, tanto o Preto quanto o Muriaé estiveram em cota de atenção máxima após chuva nas cabeceiras. O rio Muriaé, inclusive, tive extrapolamento de sua calha em vários pontos entre Miraí e Muriaé, mas no perímetro urbano não chegou a extrapolar.
Para os próximos dias, temos possibilidade de chuva ao final do dia com baixa pluviometria.
Em relação aos alertas emitidos, o de cheia está desconsiderado, porém o de deslizamentos ainda está mantido devido a elevada saturação do solo somado a previsão de continuidade de chuvas para os próximos dias.