Na manhã de ontem a Defesa Civil de Muriaé emitiu um Boletim Informativo alertando para pancadas fortes e volumosas de chuva para ultima terça (31) e para essa quarta (1º) em toda Zona da Mata Mineira.
Ontem, os pluviometros registraram, em média, 45,58 mm de chuva, porém, o grande problema está no acumulado das últimas 72 horas que nesse momento é de 134,55 mm em média. Muita chuva em um curto espaço de tempo.
Este foi o 2º outubro mais chuvoso dos útlimos 14 anos, com média de 209,57mm. Só fica atrás do ano de 2021. E mais uma vez o grande problema foi a irregularidade da chuva, característica do El Nino, na região. Até o dia 25/10, o acumulado era de apenas 28mm de chuva.
“Em relação ao nível dos rios, estamos em campo fazendo as atualizações nos pontos estratégicos. Porém, observando apenas pelas estações, a tendência é de estabilização do nível do rio Muriaé nas próximas horas.
Mas para fechar melhor o cenário dos rios, é preciso finalizar o trabalho de campo. Mais tarde, lançaremos em nosso instagram o cenário completo dos 3 rios que cortam nossa área urbana”.
O que elevou o nível do rio Muriaé, principalmente, foi a chuva na região do rio Fumaça/Preto, o que causou saida da calha do mesmo no bairro São José, nas ruas Eduardo Braga e Padre Raul.
Em relação à previsão de chuvas, conforme boletim informativo postado ontem, é de um volume variando de 20-40mm para esta quarta feira. A partir da quinta, a pluviometria tende a reduzir.