Carimbo da placenta eterniza emoções

Carimbo da placenta eterniza emoções

Uma iniciativa do médico pediatra, Dr. Henrique Lopes, no Hospital São Paulo de Muriaé tem intensificado a emoção das mamães que dão à luz na Unidade. Após o parto, elas recebem uma aquarela com o carimbo da placenta que nutriu e levou oxigênio ao bebê na gestação. A lembrança é confeccionada em uma tela, com tinta guache. Nela, são registrados os dados da mãe, da criança, data, horário do nascimento e palavras afetuosas. O carimbo da placenta tem como objetivo favorecer, ainda mais, a humanização dos partos.

Dr. Henrique explica que são beneficiadas com a lembrança as mulheres que tiveram partos de baixo risco. Como a iniciativa é recente, para receber o carimbo é necessário entrar em contato com o médico antes e combinar sobre a possibilidade da execução da arte que é feita dentro do Centro Cirúrgico, com cuidados e preparação necessários.


A fotógrafa muriaeense, Ludmila Gusman, fez os registros desse trabalho de humanização, quando fotografava um nascimento. “Eu fico encantada como os profissionais têm se empenhado em oferecer às mamães um parto cada vez mais humanizado. Achei a iniciativa fantástica e muito importante para eternizar esse laço de amor entre mãe e filho”, diz Ludmila. Há nove anos, ela registra nascimentos em Muriaé e pela primeira vez, registrou a placenta eternizada na tela.


Como é feito o carimbo? – Primeiro o médico seca a placenta com uma compressa, depois, coloca tinta e espalha pela face fetal. Retirado o excesso, o “carimbo” é feito em uma tela. Nessa mesma tela, ele carimba os pezinhos do bebê e complementa com texto sobre esse dia especial.

Importância da placenta – Mesmo sabendo da existência da placenta, muitas pessoas não sabem qual é a sua importância. Ela é o órgão responsável pela troca de nutrientes durante toda a gestação. É através dela que acontece a comunicação do bebê com a mãe no período embrionário. Além disso, a placenta também estimula os hormônios femininos durante a gestação, filtra o sangue materno e realiza trocas gasosas. Tudo isso a faz ser fundamental para o desenvolvimento do embrião.

CONTATOS:
Dr. Henrique Lopes (médico pediatra): 98868-4193; Ludmila Gusman (fotógrafa) 32-99990-3227 e Rômulo (pai do bebe que recebeu o carimbo da placenta nas fotos em anexo) 32 – 99126-9705

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *