Nac fez 1 x 0 pra cima do Tupi em noite de “Libertadores” no Soares de Azevedo
Na noite de quarta-feira (10), o NAC entrou em campo pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II com a missão de vencer a primeira partida na competição em 2023.
Depois da derrota diante do Betim na estreia e do empate em casa contra o Uberlândia, o time voltou a jogar no Estádio Soares de Azevedo. Desde o início da partida contra o Tupi, Nacional apresentou muita disposição, com seguidas faltas cometidas nos minutos iniciais, que gerou queixa por parte do carijó cobrando aplicação de cartões junto à árbitra Francielly Lima de Castro.
Com proposta de posse de bola, cadência de jogo, e tentando não passar sufoco mesmo jogando fora de casa, o time juiz-forano tomou pra si o protagonismo da partida, que foi facilmente aceito pelo NAC, que se propôs a explorar os contra-ataques pontuais cedidos pelo adversário. Jogo morno e pouco movimentado na primeira etapa, com o primeiro chute a gol depois da marca de 20 minutos. Com grande empenho físico nos 45 minutos iniciais, o time de
Muriaé já demonstrava cansaço, com jogadores paralisando jogadas e pedindo atendimento médico.
No segundo tempo, postura diferente e energias renovadas. Os comandados por Gustavo Brancão começaram com ritmo acelerado, e o afobamento visto no início do primeiro tempo virou intensidade, com chances claras seguidamente criadas pelo NAC.
Com momentos de cera do goleiro Pedro da equipe preta e branca, o Tupi tentava segurar o ímpeto nacionalino, até que aos 21’ Igor Badio mexe no placar, num cruzamento de João Willian a partir de jogada de bola parada. Segundo gol de Badio com a camisa do clube de Muriaé, que também marcou 1 tento em sua passagem no ano de 2018.
O final do jogo foi marcado por muita confusão por parte da comissão técnica e atletas de Juiz de Fora. Expulsões para integrantes do banco de reserva que se estenderam desde o segundo tempo, gritaria, e intimidação não somente sob jogadores e equipe de apoio do Nacional, mas também pra cima da direção do clube, equipe médica, e até mesmo, membros da imprensa que cobriam a partida. Foi necessário o uso da força pro parte do policiamento presente no estádio para conter os ânimos dos derrotados da partida. Noite em que o Gigante da 356 teve
vezes de La Bambonera.
A árbitra Central Francielly recolheu um copo arremessado a partir da torcida do Tupi em direção ao goleiro nacionalino Igor Rayan, e todo ocorrido acumulado deve gerar multa e punições em campo para o clube.
Destaques do jogo já ditos, algo mais também precisa ser registrado. Não dá pra se saber ao certo o tamanho da influência dos clubes e de seus dirigentes em relação à montagem do calendário do Campeonato Mineiro do Módulo II junto à Federação Mineira, mas o que não pode ser silenciado é esse agendamento de rodada de segunda divisão do estadual em meio aos jogos do campeonato brasileiro, principalmente se tratando de uma cidade e de um clube
os quais buscam conquistar o torcedor depois de quase uma década de frustrações administrativas e esportivas.
Nesta mesma quarta-feira, enquanto NAC x Tupi estavam em campo, a 5ª rodada do Brasileirão estava a todo vapor. Só para início de comparação Flamengo, Atlético, Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense estavam disponíveis nos canais abertos e por assinatura pra que o torcedor muriaeense torcesse pelo seu clube de infância, de família, e tivesse a obrigação de optar por acompanhar seus ‘ídolos’ de sempre ou o time da cidade.
Já não bastasse a tristeza de acreditar ano após ano no acesso, em se dedicar ao deslocamento quase que nos limites do município em dias de trânsito caótico para colocar fé num clube que não dá demonstrações nenhuma de que pode voltar a ser o que foi no passado, agora o torcedor terá que escolher entre duas paixões, sendo uma delas, estatisticamente, iminente certeza de se desapontar.
Com a vitória por 1×0 Nacional ocupa momentaneamente a 7a colocação na tabela do Campeonato Mineiro do Módulo II e segue em busca de se firmar no grupo de classificação para o hexagonal final.
No próximo domingo (14) o time vai à Juiz de Fora, enfrentar o Tupynambás pela 4a rodada da competição.