O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de Minas Gerais poderá ser pago por meio do Pix a partir desta terça-feira (28). A segunda parcela do IPVA, cujos vencimentos se iniciam em 13 de abril (placas de final 1 e 2), conforme tabela abaixo, poderá ser paga por esse método.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG), quem tem conta em qualquer instituição financeira, inclusive banco digital, poderá quitar o imposto acessando o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE) emitido no site da instituição.
A medida também vai proporcionar uma redução de custos para o Estado, pois o valor repassado às instituições financeiras por pagamento via Pix é menor que o de outras formas de pagamentos disponíveis nos bancos e casas lotéricas.
Demais métodos
Em Minas, o IPVA pode ser pago nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Caixa Econômica Federal. Para efetuar o pagamento, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Para quitação do imposto nas casas lotéricas é necessário levar o DAE, emitido exclusivamente no site da Secretaria de Estado da Fazenda.
Alerta contra golpes
Com mais uma forma de pagamento do IPVA, a SEF/MG reforça o alerta para que motoristas fiquem atentos aos golpes aplicados por redes sociais e aplicativos de mensagens.
A orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras ou mensagens recebidas no celular ou no e-mail. A única forma de gerar o QR Code é entrando no site da SEF/MG, na área do imposto, e escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”.
Fonte: Hoje em Dia