A Força Estadual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais inicia na amanhã, 28, uma série de ações de combate ao Aedes aegypti na cidade. A medida visa ampliar os esforços após a cidade entrar em situação de emergência para dengue e iniciar um plano de contingência.
De acordo com a SES-MG, os agentes da Força Estadual vão atua em parceria com a Prefeitura até o dia 10 de março. Durante o período, cada um dos 20 agentes vai visitar 20 residências por dia, para chegar a um total de 520 domicílios vistoriados nos 13 dias de intensificação das ações.
A visita domiciliar é feita em conjunto com os agentes municipais de saúde, e tem como objetivo remover focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. Os agentes de campo também devem fazer aplicação de larvicida e ações educativas de conscientização junto à população.
A Força Estadual vai atuar em seis eixos:
- Controle vetorial
- Assistência à saúde
- Vigilância epidemiológica
- Assistência farmacêutica
- Comunicação
- Mobilização
Além disso, As equipes de saúde locais passarão por treinamentos com a SES-MG em controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, laboratorial, entomológica para a realização de diagnósticos e construção de plano de ações.