As fortes chuvas que caíram na noite de sábado (07) e durante toda a madrugada deste domingo (08), causou mais uma vez o transbordamento do Rio Muriaé e consequentemente o alagamento das ruas em quase todos os bairros a começar pelo Santana, passando por Zé Cirrilo, Napoleão, Dornelas, Prainha/Barra e região da rodoviária na Avenida JK, todos esses pontos estão alagados, além da zona rural de Muriaé.
Diante desta situação, logo no início da manhã, o prefeito Dr. Marcos Guarino convocou uma coletiva de imprensa para posicionar a população da atual realidade da cidade. Juntamente com ele, estava a Defesa Civil e alguns secretários, que esclareceram o posicionamento e trabalho de cada um, os locais com riscos de desmoramento, as ruas alagadas, a necessidade de saírem de suas casas, em caso de perigo próximo as encostas, barrancos, e a população ribeirinha que já está com a maioria de suas residências tomadas por parte das águas.
O nível de chuva que caiu em Miraí foi um pouco acima de 81mm já na noite de sábado (07), e em Rosário da Limeira, e diversos outros pontos da região causaram essa enchente, com os alagamentos e trazem uma preocupação muito grande principalmente para Defesa Civil, que tinha aí um limite de 3 a 6 mm de chuva até quarta-feira (11), mas os principais Instituto de Meteorologia falharam e acabou chovendo muito mais que o previsto.