Ao longo da madrugada, após estiagem das chuvas por toda região, principalmente próximas aos municípios de Miraí e Rosário da Limeira, os rios Preto e Muriaé iniciaram processo de estabilização com tendência de queda no volume na manhã desta segunda-feira (5).
Na área urbana, de acordo com a estação hidrológica localizada na ponte próxima a prefeitura, o rio Muriaé apresenta estabilidade desde o final dessa madrugada. Observando os registros de leituras in loco, o mesmo teve uma elevação média de 1,50m após ocorrência das chuvas na tarde do último sábado (3). Na cabeceira, o rio Muriaé já registra recuo de 1,15m, de acordo com a estação hidrológica localizada próximo ao município de Miraí.
Já o rio Preto, foi o que mais se elevou com a ocorrência das chuvas na região de Rosário da Limeira desde a tarde de sábado (3), apresentando pontos de extrapolamento no bairro São José. Porém, na manhã desta segunda, o mesmo já se encontra em estabilidade nas ruas Padre Raul e Eduardo Pinto. Na região da cabeceira, o mesmo apresenta recuo de 0,78m, de acordo com a estação hidrológica próximo a região de Umbaúbas.
Devido ao recuo do nível dos rios próximo as suas cabeceiras somado a estabilidade de suas cotas no perímetro urbano, a tendência para as horas seguintes é iniciar o recuo, mesmo que de forma mais lenta, num primeiro momento.
Importante ressaltar que, todo cenário descrito pode ser alterado caso ocorram chuvas volumosas nas proximidades das cabeceiras nas próximas 72 horas.
DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS!