Inaugurada a Praça Raymundo de Oliveira Paiva

Inaugurada a Praça Raymundo de Oliveira Paiva

Durante a sexta-feira (25), com a presença do vice Governador, Dr. Paulo Brant e do Deputado Wilson Batista, o Prefeito Dr Marcos Guarino realizou diversas inaugurações pela cidade. E no fechamento dos eventos, foi inaugurada no Horto Florestal uma Praça, que leva o nome do Engenheiro Agrônomo Dr Raymundo de Oliveira Paiva, pai do Vereador Delegado Rangel.

A homenagem veio de um Projeto de Lei da Vereadora Miriam Faccini, que indicou o nome do Engenheiro Agrônomo, que tanto fez não só pelo Horto, mais por toda a região, com trabalhos voltados também para a Agricultura Familiar.

Além do Vereador Delegado Rangel, Dr Raymundo tera pai de Raimundo, Roberto e Renato, e casado com a senhora Maria da Glória Martino de Oliveira Paiva. Ele muito lutou pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural de Muriaé.

Para a inauguração da Praça que leva o seu nome, estavam presentes seus familiares, inclusive um irmão de 91 anos, além de autoridades municipais. Antes do descerramento da placa, foi apresentada uma dança e em seguida uma música, interpretada por uma aluna do municícpio.

Logo depois, os presentes puderam ouvir a fala das autoridades e também do Vereador Delegado Rangel e seu tio Antonio, como forma de agredecimento pelo belo espaço, hoje totalmente remodelado e a Vereadora Dra Miriam que escolheu o seu nome para a homenagem.


Segue abaixo o histórico de vida do homenageado:

 

Raymundo de Oliveira Paiva nasceu em Torreões, município de Juiz de Fora (MG), no dia 06 de fevereiro de 1938. Foi o quarto dos sete filhos de Raymundo Maximiano de Oliveira e Maria Conceição Paiva.

Cursou o ensino médio na cidade fluminense de Três Rios, em regime de internato. Após concluir o curso agrotécnico em Viçosa/MG, bacharelou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (atual Universidade Federal de Viçosa), colando grau em 15/12/1965. Ingressou na ACAR — hoje, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) — em 01º/05/1966. Participou dos projetos estatais de expansão da empresa, na abertura de vários escritórios em todo o Estado de Minas Gerais.

Após passagens profissionais em Muriaé e Sete Lagoas, atuou com destaque no grande projeto POLOCENTRO, para a região do cerrado, período em que trabalhou na cidade de Uberlândia. Com sua tese na temática de Solos, obteve o grau de Mestre pela UFV em 1980, ano em que retorna para o escritório da EMATER em Muriaé. Colaborou nos estudos e planejamentos de ampliação da cobertura da eletrificação rural no município de Muriaé, com relevo para a comunidade de Patrimônio dos Carneiros, no Distrito de Itamuri.

Em 1986 recebe da Presidência da EMATER-MG medalha de reconhecimento pelos vinte anos de serviços prestados à extensão rural mineira. Foi Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio do Município de Muriaé entre 1989 e 1992, no governo Christiano Canedo. Dentre várias outras medidas, atuou na regulamentação das feiras livres, na observância de normas de higiene e segurança no matadouro municipal, na manutenção, recuperação e melhorias em parques e jardins (com ênfase para a revitalização do complexo do Horto Municipal) e na fixação e utilização racional do Mercado do Produtor Rural. Apresentou, ainda, propostas de regulamentação de um plano de cargos e salários do servidor público municipal. Foi agraciado, em 1991, com o título de cidadão honorário de Muriaé.

Aposentou-se em setembro de 1999, após mais de trinta anos de serviços públicos dedicados à causa da agricultura, de modo que era popularmente conhecido como o “Doutor Raymundo da EMATER”. Faleceu em Muriaé, no dia 12 de dezembro de 2003. Deixou viúva a Senhora Maria da Glória Martino de Oliveira Paiva, quatro filhos (Raimundo, Roberto, Rangel e Renato) e quatro netos (Estêvão, Clara, Pedro e Maria Rosa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *