O seminarista Augusto Nilo de Oliveira Vilela receberá o Sacramento da Ordem, no grau do diaconato, pela imposição das mãos de Dom Edson Oriolo, bispo diocesano de Leopoldina e será ordenado Diácomo.
A Solene Celebração Eucarística acontecerá na festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do seminário de mesma invocação pertencente à Diocese de Leopoldina e será realizada no dia 12 de dezembro, às 19h30min, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina. Na ocasião também serão ordenados diáconos Márcio da Silva Nunes e Maycon Zeni Gonçalves
Após serem ordenados diáconos transitórios, Augusto, Márcio e Maycon exercerão os seus ministérios em paróquias da Diocese de Leopoldina por algum período. Após o exercício do ministério diaconal por tempo oportuno, eles estarão aptos para se candidatarem ao segundo grau da ordem – o presbiterado – quando serão ordenados sacerdotes.
Augusto Nilo de Oliveira Vilela nasceu no dia 17 de março de 1992, em Muriaé (MG). É filho de José Adão Vilela (in memoriam) e Solange Fátima de Oliveira Vilela. Foi batizado no dia 19 de julho de 1992 pelo Padre Carlos Sellen, na Capela Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizada no bairro Dornelas, em Muriaé (MG), à época, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição – mais tarde, com a criação de uma nova paróquia, a antiga capela foi elevada a Igreja Matriz.
Foi lá que Augusto iniciou o seu processo de formação cristã e recebeu a primeira comunhão do pároco da época, Padre Marcos Antônio Tavares Motta, onde também foi Confirmado na fé pelo então bispo diocesano, Dom Frei Dario Campos, ofm, no dia 24 de novembro de 2007.
Na infância e adolescência teve efetiva participação nos corais de sua comunidade paroquial. É formado técnico em música pela Academia de Música Tom Maior.
Augusto sempre teve forte presença na vida comunitária e o despertar vocacional foi uma consequência de sua formação cristã. Dessa forma, participou dos encontros vocacionais promovidos pela Diocese de Leopoldina e depois ingressou no Seminário Santa Rita de Cássia, em Astolfo Dutra, em 2010.
No ano seguinte, foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Pelo CES – Centro de Ensino Superior cursou licenciatura e bacharelado em filosofia (2013), iniciando sua formação teológica naquela mesma instituição.
Em 2015 deu continuidade a sua caminhada vocacional na Diocese de Nova Friburgo (RJ), sendo acolhido no Seminário Imaculada Conceição (2016 a 2019). Em 2020 concluiu o curso de teologia, estudando no Seminário São José, no Rio de Janeiro (RJ).
Na Diocese de Leopoldina já desenvolveu atividades pastorais na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, no distrito de Sobral Pinto (2010); em 2011 participou da chamada “Formação Complementar”, com aulas de Espiritualidade, Filosofia e Língua Portuguesa aos finais de semana; participou de trabalhos junto ao Movimento Apostolado da Oração, projeto Amigos do Seminário e Pastoral Vocacional (2012); fez estágio pastoral na Paróquia Sant’Ana de Pirapetinga (2013 e 2014);
Na Diocese de Nova Friburgo atuou na Pastoral Vocacional (2016); estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Nova Friburgo (2018); no segundo semestre do mesmo ano atuou na paróquia São Bento, em Nova Friburgo; Paróquia Sant’Ana de Japuíba (2019) em Cachoeira de Macacu;
No final de 2020 retornou para a sua terra natal, contribuindo com os trabalhos da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração de Muriaé, permanecendo até 2021. Desde o início de 2022, Augusto Nilo de Oliveira Vilela vem exercendo um trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina.